Skip links

Por que economizar com sua comunicação pode ser uma péssima ideia

Se você é dono do seu próprio negócio, provavelmente, já recebeu um e-mail marketing ou mesmo já foi abordado por uma agência de marketing, não é verdade? Nós sabemos porque fazemos muito isso. Nesses 6 anos de mercado e centenas de contatos depois, resolvemos abordar uma das respostas que mais nos preocupam: “eu já tenho um parente que faz a minha comunicação”.

Pode até parecer um desabafo escrever essa matéria – e de certo modo não deixa de ser – mas este é o tipo de situação que muitas outras agências já tiveram que lidar. O que queremos com esse texto é que você reflita sobre a decisão de deixar sua comunicação on-line “com o primo que manja de Photoshop” e suas consequências.

1 – Qualidade do material

O primeiro ponto a ser observado é a qualidade do material. Todo mundo que tem um negócio sabe da importância de zelar pela boa imagem da Quando se tem um empreendimento é preciso zelar pela sua boa imagem.

Quando você coloca seu empreendimento na internet, tenha em mente que você está abrindo a sua marca para milhares de pessoas, que possivelmente não conhecem seu empreendimento, muito menos a sua qualidade. Por tanto, a decisão de confiar ou não em seu trabalho vai depender do que eles vêm: o seu visual. Será que a qualidade do material produzido é boa o suficiente para encantar um potencial cliente?

Dentro de uma agência, toda decisão acerca do layout é feita com base em conhecimentos adquiridos em cursos e na experiência de mercado. Isso garante que você receba materiais que não só agradem você, empreendedor, como também ao seu cliente.

2 – Organização

Outro fato fundamental é a organização do que está sendo produzido, do que será produzido e quando tudo ira ao ar. Em uma agência, tudo isso é feito de forma ordenada e faz parte de um cronograma criado para cada cliente. Dessa forma, o cliente sabe exatamente o que e quando um material será veiculado.

Já quando essa tarefa fica delegada para “aquele primo que faz de graça”, o que mais temos percebido é que todo esse cuidado se perde. No começo tudo parece correr bem e logo depois as coisas começam a ficar bagunçadas. Não há periodicidade de publicações, os conteúdos são definidos em cima da hora, o cliente corre o risco de entrar no material que ele não gosta e, assim, rola aquele desgaste.

3 – Expertise

A experiência adquirida por uma agência é fator fundamental para que seus materiais sejam produzidos da melhor forma e geridos de forma que atinjam seu melhor potencial. Isso significa que os profissionais de uma agência de marketing sabem quais recursos e ferramentas utilizar para conseguir os melhores resultados possíveis.

Pelo que temos recebido de feedback de quem não quis investir de primeira em uma agência e depois se arrependeu, podemos dizer, com certeza, que são poucas as pessoas capacitadas que tem todo esse cuidado.

Primeiras conclusões

Com os pontos abordados até aqui, podemos observar que há muita coisa em risco quando a comunicação de uma empresa fica a cargo de uma pessoa ou de pessoas que não tem conhecimentos na área. O desgaste de relacionamento e o baixo desempenho dos materiais são os principais pontos negativos dessa economia.

Fica agora para você, caro leitor, esse exercício de reflexão: será que essa economia vale a pena?

Leave a comment

Name*

Website

Comment