Rede Social: é mais eficaz utilizar textos longos ou curtos?

Atire a primeira pedra quem nunca teve preguiça de ler um “textão” no Facebook? Pois é, praticamente todos nós já passamos por essa situação. No entanto, nós também já vivenciamos o “outro lado da moeda”, na qual encontramos uma publicação interessantíssima, mas sucinta demais. A partir desses dois pontos de vista, lançamos a seguinte pergunta: é mais eficaz utilizar textos longos ou curtos na rede social?

Há espaço para textos longos e curtos

A resposta para essa pergunta não é tão simples assim. Como vimos acima, há casos em que um texto curto supre nossa necessidade de comunicação. Também existem outras situações em que precisamos de mais detalhes.

Como definir qual abordagem utilizar na sua rede social? Bom, de maneira geral, sabemos que o comportamento médio do internauta nas plataformas sociais é o de deslizar rapidamente pelos conteúdos e reagir a eles. Desse modo, seria condizente dizer que apenas os textinhos são os mais indicados. Entretanto, esse é um exemplo geral e ele nem sempre se aplica a sua realidade.

Mensure

Para saber qual tamanho de postagem obtém melhor resultado, você precisa buscar essa informação junto ao seu público. É através do conhecimento dos hábitos da sua persona na rede social que você consegue definir sua estratégia. Por tanto, pesquise e se aprofunde na forma como sua persona se relaciona com os conteúdos publicados. Ele está disposto a uma leitura mais profunda ou superficial?

Você também é livre para experimentar e ver qual tipo de postagem dá mais resultado, mas para isso, você deve mensurar os resultados e analisar friamente cada um.

Por fim, destacamos que não existe uma regra geral. Você é livre para escrever muitas linhas, como também, pode ser mais sucinto. Vai depender muito da relevância do tema, qualidade do texto e quantidade de informação que precisa ser passada.