Novembro Azul – A saúde do homem em foco

Neste mês de novembro se inicia uma campanha voltada a saúde do homem. A mobilização Novembro Azul surgiu com o belo intuito de conscientizar a sociedade sobre o câncer de próstata, uma doença grave que afeta homens com idades a partir dos 50 anos.

Dados oficiais

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.  Somente no ano passado, foram diagnosticados cerca de 68.220 novos casos.

O alto número de detecções está intimamente ligado com o aumento no número de pessoas que foram fazer seus exames. Apesar disso, ainda há uma árdua batalha a ser travada contra o preconceito.

Sintomas

O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Os sintomas só aparecem quando a patologia começa a evoluir. Entre os sinais clássicos da patologia podemos citar: a dificuldade de urinar, a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, a presença de sangue na urina, a diminuição do jato de urina, entre outros. Vale ressaltar que esses sintomas são semelhantes ao crescimento benigno da próstata.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce exerce papel primordial no tratamento e cura da doença. Por isso, quem tem 40 anos ou mais deve fazer regularmente o PSA, um exame laboratorial feito a partir de uma amostra de sangue.

Para quem já chegou aos 60, é importante fazer o exame de toque retal, pois só ele é capaz de se detectar anormalidades na próstata, como a presença de nódulos ou tecidos endurecidos. O exame é rápido e indolor.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata se dá a partir da adoção de hábitos saudáveis, como:

– A manutenção do peso ideal;

– Não fumar;

– Não consumir bebidas alcoólicas;

– Ter uma alimentação saudável.

Engajamento

A informação é o melhor jeito de vencer o preconceito, que tanto tem impedido o combate desta patologia. Por isso, durante todo esse mês vamos compartilhar informações sobre o câncer de próstata com o objetivo de que mais pessoas se sensibilizem e busquem fazer seus exames. Vem com a gente nesta luta contra o preconceito!