Engajamento no Stories: quando a qualidade é melhor que a quantidade

Quando se fala em métricas de redes sociais, provavelmente você deve pensar em um primeiro momento na quantidade de seguidores e curtidas que suas publicações possuem, não é verdade? Esse resultado pare ser a prova de sucesso da sua rede social, no entanto, vamos apresentar um estudo que pode virar essa concepção de ponta cabeça. Ok, ter uma grande quantidade de seguidores é muito bom, pois significa que tem muita gente interessada na sua empresa e no que ela produz, mas se o seu objetivo é gerar engajamento, ter uma base menor de usuários conectados pode ser mais efetivo. É isso que aponta uma pesquisa realizada pela Squid, uma empresa de marketing de influência. Ela descobriu que perfis que possuem uma média de cinco e 30 mil usuários são 14% mais eficientes no engajamento de usuários através dos Stories do Instagram.

Menos é mais

O estudo foi feito com base no acompanhamento dos 18 mil influenciadores da rede da Squid. Eles separaram os perfis em quatro grupos, de acordo com a quantidade de seguidores, sendo os Specialists as contas que possuíam de 5 mil a 30 mil seguidores; os Engagers, as contas que possuíam entre 30 e 60 mil seguidores; Amplifier, de 60 até 100 mil seguidores; e Broadcaster com mais de 100 mil seguidores.

Ao final da pesquisa foram apurados os dados de engajamento e o grupo de Specialists ranqueou melhor. Foram 14% mais eficientes em comparação com os Broadcasters e 17%, na comparação com Amplifiers.

Qualidade é melhor que quantidade

Apesar de parecer uma grade surpresa para todos nós, a CEO da Squid, Isabela Ventura, revela que já esperava por esse resultado. Em entrevista ao portal Meio & Mensagem ela explica que possuir menos seguidores facilita a interação e isso exerce grande influência no engajamento.  “Nós acreditamos que quanto menor a comunidade do influenciador, mais ele consegue ser próximo do público”, destaca.

Interpretando a pesquisa

Com base nesses números fica bem evidente que gerar engajamento depende bem mais da qualidade do conteúdo e das interações que você realiza. Ter um grande número de seguidores se provou, mais uma vez, uma métrica de vaidade e que tem o seu valor, mas não se você espera se relacionar melhor com o seu público e, assim, gerar conquistar leads.

E aí, será que você está construindo bons relacionamentos nas suas redes sociais? Deixe sua opinião aqui em baixo nos comentários.