Vale a pena investir em um site para minha empresa?

Uma dúvida muito frequente nas empresas que estão iniciando no mundo digital é se vale ou não a pena investir em um site. Esse questionamento existe porque as redes sociais, hoje em dia, exercem um grande papel na comunicação digital e são gratuitas. Já os sites necessitam de um investimento financeiro para que estejam operacionais. Bom, se esta dúvida “anda” tirando o seu sonho, recomendamos que continue lendo essa matéria, pois vamos ajudá-lo porque ter um site é muito importante para o seu negócio.

Site x Redes sociais

Na introdução deste artigo, nós comentamos brevemente sobre as redes sociais. Elas, de fato, têm um grande apelo junto aos internautas. Você deve estar presente nestas plataformas para gerar engajamento e construir relacionamento com seus clientes. No entanto, as redes sociais não são suficientes para que sua empresa possa ter boa visibilidade na internet e consiga atrair mais clientes. Abaixo vamos explicar melhor alguns pontos negativos das redes sociais:

Você precisa ter em mente que uma rede social não foi criada sob as suas necessidades específicas, deste modo, existem funções e recursos importantes que podem não estar presentes nestas plataformas.

Outro ponto que você deve levar em consideração é o layout das redes sociais. Você deve adequar sua identidade visual às limitações presentes nessas plataformas. Isso significa que você fica “refém” dos padrões de layout da desenvolvedora, o que nem sempre pode lhe agradar.

Por fim, também é importante citar que nem todos os recursos de um site estão disponíveis em uma rede social. Existem recursos que não podem ser incorporados e que permitem maior interação entre o cliente e o seu produto/serviço que jamais poderiam ser feitos no Facebook, por exemplo.

Por que um site vale a pena?

Como você percebeu nos parágrafos anteriores, existem aspectos importantes da sua comunicação e também comodidades que você só pode usufruir ao contar com um site. De forma resumida, ter um site permite que sua empresa possua um espaço virtual criado sob medida para suas atividades. Além disso, o site permite que o padrão visual da sua empresa se mantenha coeso, pois ele será construído dentro da identidade visual da empresa.

É válido ressaltar que nem todo mundo utiliza as redes sociais. Existem pessoas que são avessas a esses sites e preferem fazer buscas diretamente no Google para encontrar informações, produtos e serviços. É justamente nestes casos que ter um site lhe ajuda.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas. Isso significa que ter um site, onde as pessoas possam achar dados e informações sobre sua empresa, produtos e serviços pode potencializar as suas vendas.

Finalizando o assunto, também é importante destacar que os sites transmitem maior sensação de credibilidade junto ao cliente. Existem recursos e ramos de negócio que exigem a troca de dados e um website é muito melhor preparado para armazenar esse tipo de informação.

Em resumo

Um website lhe permite ter um lar virtual para sua empresa, moldado exclusivamente nos seus parâmetros de design e operações. Sendo assim, é algo criado dentro das suas necessidades e não fixo dentro de uma outra plataforma como nas redes sociais. Além disso, os sites são melhor preparados para lidar com troca de informações pessoais e profissionais. Então, se você preza por credibilidade, funcionalidade e personalização, um site ainda será uma boa escolha.

Antes de encerrarmos o assunto, gostaríamos de lhe fazer uma pergunta: Você confiaria em uma empresa que não possui um site? Deixe sua opinião nos comentários.