Coronavírus: como sua empresa deve lidar com essa situação?

Já não é novidade para ninguém que a economia global está passando por uma grande crise nestes primeiros meses do ano. A pandemia de coronavírus pegou o mundo de surpresa, derrubando ações da bolsa de valores, reduzindo viagens, cancelando eventos e, mantendo as pessoas em casa. Diante deste cenário, muitos empresários se veem perdidos em como lidar com tudo isso. Afinal, essa situação é inédita para grande parte das pessoas. Pensando em ajudar você, empresário (a), a definir os seus próximos passos, selecionamos algumas dicas importantes para esse momento.

Lidando com a mudança

Bom, em primeiro lugar é importante que você esteja bem atento às recomendações de segurança do Ministério da Saúde. Se o seu negócio é considerado essencial, adeque-se às orientações para garantir a segurança dos seus colaboradores e adote um esquema de trabalho especial.

É importante destacar que sua empresa sempre deve fazer alguma coisa, pois isso é importante e é o que seus colaboradores e clientes esperam de você. Prova disso é o resultado de uma pesquisa conduzida pela Kantar. O instituto de pesquisa conversou com 25 mil entrevistados, de 30 mercados e descobriu que 77% dos consumidores esperam que as marcas sejam úteis neste período. Ou seja, tomar atitudes corretas para garantir a segurança dos clientes e dos colaboradores é essencial.

Evite se promover às custas da pandemia

Se a sua empresa vem fazendo um trabalho bacana de combate ao coronavírus é importante mostrar isso, mas tome cuidado com ações que sejam puramente comerciais. Tentar usar do humor ou criar situações apenas para “sair bem na fita” não vão surtir o efeito desejado. Este é um momento delicado e as pessoas estão apreensivas diante da gravidade da infecção.  Se ainda não está convencido disso, pense de novo, pois o levantamento da Kantar mostra que 75% dos clientes não aprovam atitudes de marcas que queiram se promover às custas da pandemia.

Vá para o meio digital

Se a sua empresa tem a possibilidade de fazer negócios pela internet, este é o momento certo para direcionar os seus esforços nesta direção. A busca por serviços on-line está subindo bastante e você pode se beneficiar disso. Além do alcance e de oferecer mais comodidade e segurança aos seus clientes, fazer vendas on-line é uma forma de reduzir custos.

Esteja presente

Por fim, é importante que sua empresa não se apague diante dos problemas que todos tem enfrentado. Você pode marcar presença on-line, mas da forma correta. Gere conteúdos de valor, isto é, produza conteúdos que sejam úteis para o seu público-alvo e sempre que for trabalhar o assunto “coronavírus” seja o mais verdadeiro possível, mas adote um tom tranquilizador. Esse tipo de posicionamento é o desejado por 70% dos clientes, segundo a pesquisa da Kantar.

Esperamos que com essas sugestões sua empresa possa criar um plano estratégico para lidar com a atual crise e continuar de portas abertas.