A psicologia a favor do engajamento nas redes sociais

A mente humana é realmente fascinante e poderosa. Muito processos que ocorrem em nossa consciência são tão complexos, mas já há muitos estudos que se dedicam a compreender os mistérios que o nosso cérebro guarda. O que já foi descoberto sobre isso tem ajudado inúmeros setores do mercado, inclusive o marketing. Prova disso é que nós já falamos no blog sobre o neuromarketing e sobre os gatilhos mentais, você se lembra? Hoje, vamos expandir um pouco mais esse assunto e falar sobre a psicologia por trás do engajamento nas redes sócias. Que tal entender melhor os bastidores que envolvem as interações nos posts?

O despertar das emoções

Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas as interações nas redes sociais ocorrem basicamente pelas emoções que uma publicação desperta nas pessoas. Não é à toa que o Facebook criou as reações para justamente facilitar a compreensão do tipo de sentimento que post desperta nas pessoas.  Pense bem, você só deixa o “like” ou compartilha algo que de algum modo mexeu com você. Seja ele um sentimento de alegria, de empatia ou mesmo de tristeza ou raiva quando você não concorda com alguma coisa, mas o fato é que teve emoção envolvida nesse processo.

Quando analisamos esse panorama é que entendemos o poder da psicologia e do neuromarketing no marketing digital.

Usando a psicologia a favor do engajamento

Antes de explicar como usar a psicologia para gerar engajamento, vamos explicar resumidamente o que é engajamento. Engajamento é o nível de interação de uma marca com seu público – saiba mais sobre isso aqui.

Agora você deve estar se perguntando como utilizar essas teorias nas redes sociais e aumentar as curtidas, comentários, compartilhamentos? Bom, uma das formas de fazer isso é através dos gatilhos mentais – saiba mais sobre eles aqui.

Usar o gatilho mental certo é fundamental para que você ganhe mais atenção e receba mais interações. Existem centenas deles e você deve levá-los em conta na hora de montar sua programação de postagens. Antes de montar seu post, pense no tema e qual gatilho você pode utilizar.

Viu só como é possível aumentar o engajamento das suas redes sociais com ajuda da psicologia? Se quiser saber mais ou conversar sobre o assunto, fale com a gente: 24 2220-2307.