Dicas importantes para definir os conteúdos para sua rede social

Atrair e engajar clientes na rede social não é uma tarefa fácil. A gente sabe muito bem que isso exige um planejamento estratégico, sobretudo dos conteúdos que vão ao ar. Se você está por dentro do mundo do marketing, já deve estar sabendo que o marketing de conteúdo é a tendência do momento e, como ele versa sobre atração pelo conteúdo, é essencial saber escolher com propriedade as pautas que serão veiculadas na sua rede. Pensando nisso, criamos um pequeno guia com dicas para definir os conteúdos da sua rede social.

Primeiros passos

Antes de tudo, é fundamental fazer um planejamento com os dias, redes sociais e assuntos. Esse documento é importante para que você organize tudo que será abordado.

Vale lembrar que cada plataforma social tem suas características marcantes. O Instagram, por exemplo, tem como principal atrativo as imagens. Dessa forma, o conteúdo publicado deve ser visualmente agradável.  Da mesma forma ocorre com o Facebook, Twitter, LinkedIn, etc. Você deve se atentar sempre as limitações e comportamentos dos usuários na hora de selecionar e produzir os conteúdos.

Como selecionar os conteúdos

Uma das boas fontes para selecionar os conteúdos das redes sociais são os assuntos que estão em alta. Você pode acompanhar as hashtags que estão em destaque para descobrir as discussões do momento.

Também é válido ficar atendo ao calendário, pois determinados assuntos são sazonais e garantem a atenção do público nos mesmos períodos do ano.  Por exemplo, com a aproximação do verão, é comum que os usuários comecem a postar sobre o calor que está fazendo. Se você tem um e-commerce, que tal aproveitar o momento e fazer postagens sobre piscinas?

As notícias também são boas opções de onde você pode encontrar bons assuntos. Só cuidado para não fugir muito da sua área de atuação. Todas as pautas precisam ser relevantes ao seu público-alvo, ou se for o caso, transportadas para o seu campo de atuação.

Por último, temos algumas sugestões de posts gerais que conseguem bons resultados nas redes sociais: Citações, perguntas, memes, dicas, vídeos, etc.

Ah, não se esqueça de mesclar postagens institucionais, mas sem exageros. Tente postar esses conteúdos institucionais ao menos 2x na semana ou na proporção de 20% dos conteúdos publicados.