Manual de boas práticas nas redes sociais – PT 2

por Owl Interativa 4 semanas agoSem comentários
Manual de boas práticas nas redes sociais - PT 2

Como prometido, trouxemos a segunda parte do nosso manual de boas práticas nas redes sociais. Você vai conferir neste novo artigo mais 5 dicas de como se comportar nas plataformas sociais.

1 – Evite se expor demasiadamente

Por mais descontraído que seja o ambiente virtual não é bacana se deixar levar e se expor desnecessariamente. Evite brincadeiras que tenham duplo sentido ou que podem colocá-lo em situação delicada.

Ah, isso vale também para os seus contatos. Nada de fazer comentários indiscretos em fotos, postagens,etc. Se você tem esse tipo de intimidade com a pessoa, procure interagir dessa forma no seu perfil pessoal ou por mensagem privada.

2 – Marcar todos os contatos em postagens

É um fato que algumas redes sociais têm reduzido o alcance de publicações de empresas. É uma tendência dessas plataformas incentivar o patrocínio de posts – inclusive, falamos um pouco sobre isso aqui. Apesar disso, algumas empresas têm usado uma tática para garantir que seu conteúdo chegue ao máximo de pessoas possíveis: a marcação.

Pode parecer uma boa estratégia marcar todos os amigos da rede social, mas é preciso ter cautela. Marcar sempre os mesmos contatos a cada nova publicação e sem filtrar os amigos que realmente se interessam pelo conteúdo é um erro.

Ninguém gosta de receber notificação de algo que não se interessa e se isso torna-se frequente, pode ter certeza que haverá reclamações. Uma única reclamação pode ser o estopim para que muitas outras venham à tona.

A dica é fazer a marcação com moderação e selecionar bem o público que tenha a ver com o conteúdo. Dessa forma, você garante um engajamento mais assertivo e com interações mais positivas.

3 – Sem grosseria nas interações

Por mais difícil que seja lidar com clientes reclamões, sua empresa jamais deve perder a linha e responder grosseiramente um usuário. Você deve ser sempre solícito, educado e prestativo para solucionar o problema. Grosseria não se vence com grosseria, pois uma atitude negativa da sua parte pode gerar repercussão e má fama a sua empresa.

Nas demais interações procure sempre ser simpático e prestativo nas respostas. Dessa forma, você ganha admiradores pela educação e atenção dedicada ao cliente.

4 – Cuidado com o capslock

Pode parecer um detalhe bobo, mas o uso do caps lock ou caixa alta na internet pode significar que você está “gritando” virtualmente. Por tanto, só utilize esse recurso de acordo com as normas ortográficas ou se precisa chamar a atenção para algum detalhe do texto. JAMAIS se comunique exclusivamente utilizando o caps, pois além de parecer grosseiro, a leitura fica cansativa.

5 – Adicionar todos os amigos em grupos

Assim como no item anterior, adicionar todos os contatos em grupos sem que eles tenham demostrado interesse em participar é uma péssima ideia. Nesses casos é bem comum que os contatos saiam imediatamente do grupo ou reclamem sobre a sua inclusão, algo anda bacana.

O melhor jeito de fazer isso é convidar individualmente seus contatos para fazerem parte do grupo. É uma maneira mais lenta, no entanto, mais eficaz e gentil. Assim você garante que todos os participantes têm interesse em receber seus conteúdos.

Categoria:
  Inbound
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.