Quando se pensa em Twitter é possível que as primeiras associações feitas a rede social sejam a instantaneidade e as mensagens curtas de 140 caracteres, não é verdade? Por anos, esse limite de caracteres foi amado e odiado por tantos outros, mas é inegável que virou a marca do serviço de microblogging. No entanto, parece que o Twitter resolveu atender ao apelo daqueles que tem muito assunto para abordar e que não cabia em apenas 140 caracteres. Desde a última semana já é possível escrever mensagens com 280 caracteres.

De acordo com informações publicadas no blog da rede social, o limite foi alterado para melhor acomodar as mensagens de usuários da língua inglesa, portuguesa, francesa e espanhola. Dessa forma, os “twitteiros” podem se expressar melhor sem precisar perder tempo editando suas mensagens para que caibam e um só tweet. A expectativa é que com o limite maior, menos mensagens cheguem ao limite.
Antes de liberar a novidade foram realizados testes com grupos de usuários de diversos idiomas, exceto japonês, coreano e chinês. A empresa apurou que 9% das mensagens trocadas pela plataforma no idioma inglês atingiam o limite de caracteres, enquanto apenas 0,4% dos tweets em japonês esbarravam no limite.
Outro dado interessante é que a empresa desenvolvedora do Twitter descobriu é que a média de caracteres em inglês é maior do que a japonesa. A média de caracteres por mensagem em inglês ficou em 34 caracteres contra 15 em japonês.
Por fim, a rede social decidiu que usuários que twittam em japonês, chinês e coreano continuarão com o limite de 140, enquanto os demais usuários terão o dobro de espaço para escrever seus textos.
E aí, o que você achou da novidade? Será que os textões vão invadir o Twitter também? Comente em nossa publicação nas redes sociais.