Aprenda 3 dicas para atrair seguidores no Instagram e gerar vendas

Desde que foi adquirido pelo Facebook, em 2012, o Instagram recebeu diversos investimentos que tornaram a rede social ainda mais atrativa. Dentro de uma visão de negócios mais ampla e já utilizada pela outra rede social de Mark Zuckerberg, o “Insta” agregou novas ferramentas para atrair não só usuários, mas também empresas. O resultado tem sido muito promissor. Segundo dados divulgados pela empresa, a plataforma possui mais de 500 milhões de usuários. No Brasil, o segundo maior mercado, são 50 milhões perfis ativos por mês, dos quais 15 milhões são de empresas.

Diante dos números do Instagram, não investir nessa rede social seria um erro para quem aposta no mundo digital para fortalecer sua marca e gerar vendas. Sobre isso, Yasmin Medeiros, representante da equipe de marketing do Instagram, ressaltou em entrevista a Revista Exame, durante o evento Instamarket, que uma das grandes vantagens da plataforma é que ela permite uma competição mais “saudável” entre as grandes e pequenas empresas. “O diferencial do Instagram é ser uma plataforma democrática. As empresas pequenas e médias competem no mesmo espaço que as grandes”, afirma. “O jeito de vender e comprar mudou.”

Se você já está convencido (a) a criar uma conta ou já tem uma, mas não sabe exatamente o que fazer para bombar na rede social, acalme-se. Vamos ensinar nessa matéria 3 dicas para atrair seguidores no Instagram e gerar vendas no Instagram, acompanhe:

1 – Tenha um perfil comercial

O primeiro passo pode parecer o mais básico de todos, mas é preciso citá-lo justamente para aqueles usuários que não conheciam essa possibilidade ou que talvez não saibam a diferença entre o perfil pessoal e o comercial. De forma resumida, o perfil pessoal é o que os usuários utilizam para compartilharem seus momentos. Já os perfis comerciais também permitem isso, mas tem alguns recursos extras voltadas para esse público, como a possibilidade de mensurar o alcance dos seus posts, patrocinar publicações, etc.

Caso você tenha criado um perfil pessoal para o seu negócio e gostaria de migrá-lo para o comercial, pode ficar tranquilo, que não será preciso criar uma nova conta e apagar a atual. Basta seguir esse tutorial da própria equipe do Instagram que você vai conseguir fazer a mudança de forma rápida.

2 – Atenção ao seu público-alvo

A principal preocupação que você deve ter com seu perfil no Instagram é com relação ao conteúdo que será publicado. Como estamos pensando em atrair seguidores e gerar vendas, é fundamental que as publicações sejam interessantes para o seu público-alvo.  Leve sempre isso em consideração na hora de criar publicações e de preencher os dados do perfil. Quando você alinha isso com os gostos do seu público-alvo maiores são as chances de que ele siga o seu perfil e se mantenha engajado com suas publicações.

3 – Fique de olho nas métricas

A melhor forma de conhecer mais sobre os gostos e perfil do seu público-alvo é dar a devida atenção às métricas. Lembra-se quando falamos logo acima sobre a importância de ter um perfil comercial? Pois bem, ele será muito útil nesse momento para que você consiga ter um panorama de como está o desempenho da sua conta.

Os perfis comerciais fornecem aos usuários uma série de métricas que são fundamentais para se traçar estratégias eficazes para melhorar o desempenho dos seus posts. Você deve usar esses dados a seu favor para saber quem está curtindo a sua página, que tipos de publicações eles mais gostam, a qual região pertencem, entre outras informações.

Outra vantagem das métricas é que você pode verificar se não está havendo erro na comunicação. Isso pode acontecer quando a sua mensagem está sendo direcionada para um público para o qual você não atende. Por meio das métricas você pode saber a quem o seu conteúdo tem agrado e se não estiver de acordo com seu público-alvo, você precisa repensar sua estratégia para atingir o seu cliente.

Gostou das dicas? Então continue atento ao nosso blog para acompanhar a segunda parte desta matéria.