Qual a importância das curtidas para o sucesso da minha marca?

Quem acessa frequentemente as redes sociais já está habituado com as curtidas. Afinal, elas são uma das principais formas de interação entre os usuários. O peso desse tipo de interação é tão grande que o Facebook criou uma evolução da ferramenta, as reações, que permitem ao usuário expressar o que sente em relação a determinado tido de conteúdo. Tendo em vista esse panorama, não é incomum que haja uma verdadeira preocupação com o número de likes que uma publicação obtém e não estamos falando apenas dos usuários comuns, mas também das empresas, por meio de suas páginas oficiais.

Responda rapidamente: você considera que o principal parâmetro de sucesso da sua rede social são as curtidas? Se a sua resposta for “sim”, convidamos você a fazer uma reflexão sobre o que representam essas curtidas e que nem sempre o sucesso é mensurado por elas.

Curtida no Facebook
As curtidas são uma das principais formas de interação entre os usuários do Facebook.

Em primeiro lugar, gostaríamos de destacar que não estamos desmerecendo a importância das curtidas, o que seria um erro. Nosso objetivo é fazê-lo enxergar além dos números de likes. As curtidas representam antes de tudo que os usuários apreciam um conteúdo, que eles interagiram com uma publicação. Isso, sem dúvidas, é algo positivo. Num primeiro momento isso é bacana, mas se você tem o objetivo de converter essas curtidas em clientes a coisa muda de figura.

Acontece que em alguns casos uma publicação pode chamar atenção de um grupo de usuários diversos e que nada tenham a ver com seu público-alvo. O resultado disso é o número alto de likes, que aparentemente é algo positivo, mas se com essa publicação o seu objetivo era incentivar a aquisição de um produto ou serviço, é possível que muita gente não que não tem interesse real em comprar tenha recebido sua mensagem e ignorado simplesmente o segundo passo: comprar.

Em segundo lugar, queremos desassociar essa ideia de que muitas curtidas significam mais vendas. Há sim essa possibilidade, mas não é algo que necessariamente gerará vendas. Como mencionamos acima o interessante para que você ganhe clientes é atingir o seu público-alvo e é nele que você deve manter seu foco.

Muitas vezes direcionar sua mensagem ao público-alvo pode render um número de curtidas menor, no entanto, você ganha em troca engajamento, isto é, pessoas realmente interessadas no seu conteúdo. Um público fiel que vai defender a sua marca, que vai recomendar a sua empresa, que vai gerar tráfego no seu site, que vai comprar seu produto.

O que queremos mostrar com isso é que as curtidas têm seu peso, mas tão importante quanto elas são outros indicadores, como os comentários, as menções, as mensagens inbox, os acessos ao link do seu post, a taxa de conversão no seu site. Esses são parâmetros mais confiáveis de que você está acertando na sua comunicação da sua rede social. Você não está falando com todo mundo que apenas simpatiza com seu post, mas está selecionando o público que tem interesse na sua marca e no que você tem a oferecer. Esse é um dos casos em que menos e mais. Menos curtidas, menos público, mais venda, mais clientes fiéis.