As tendências das redes sociais para 2018 – Parte 2

Se você acompanha o nosso blog já deve estar ligadinho nos nossos conteúdos sobre redes sociais. Publicamos há poucos dias uma matéria sobre as tendências das redes sociais em 2018.Na primeira parte do artigo (Veja aqui), trouxemos o que se destacou em 2017 e os desafios para o próximo ano. Na segunda parte, vamos elencar algumas novidades que vão moldar as plataformas sociais ao longo doe 2018. Fique atento a essas dicas e se prepare para sair do lugar comum e alcançar maiores resultados.

As 5 maiores tendências das redes sociais em 2018

1 – Fortalecimento das comunidades

Há tendência de crescimento dos grupos e comunidades nas redes sociais. O Youtube, por exemplo, já liberou a criação de comunidades dentro da plataforma. Criadores de conteúdo agora podem ampliar o engajamento através de postagens nesse novo espaço e receber comentários em suas publicações.

É esperado que em 2018 cada vez mais os grupos e comunidades ganhem força e as marcas devem ficar atentas a isso. Alimentar esses espaços ajuda a fortalecer o vínculo entre empresas e admiradores, gerando um engajamento mais eficiente.

2 – Maior participação dos usuários no conteúdo

Não é nenhuma novidade que os usuários querem ser mais participativos quanto aos conteúdos produzidos pelas suas lovemarks. Por isso, é uma boa abrir um pouco mais de espaço aos seus admiradores e incluir um pouco do conteúdo gerado por eles.

Que tal publicar fotos, vídeos e até mesmo músicas feitas pelos fãs da sua marca nas redes sociais? A chance desses conteúdos atraíram atenção dos demais usuários e garantir mais interações dos amigos e familiares do autor são bem maiores.

3 – Instantaneidade

O lançamento do Snapchat, em 2016, nos chamou atenção para um comportamento comum entre os usuários da rede social: a instantaneidade. Cada vez mais as pessoas buscam consumir mídia, contar histórias, compartilhar momentos de forma rápida e com duração reduzida. A velocidade com que histórias surgem e desaparecem é impressionante.

Uma boa pedida para incluir no seu planejamento das redes sociais é investir nesses conteúdos rápidos. Os status, stories ou qualquer outra ferramenta que permita uma atualização temporária estarão em alta em 2018.

Sem falar, que estas são ótimas ferramentas de marketing. Pela sua natureza efêmera, esses conteúdos despertam o senso de urgência nos usuários. Eles têm um prazo curto para visualizarem e fazer algo com aquela informação. Já pensou nos resultados que você pode tirar proveito quando atrelar esses conteúdos com boas estratégias?

4 – Mais poder aos dispositivos móveis

O acesso as redes sociais por dispositivos móveis vai continuar crescendo. Uma pesquisa realizada pela Statista aponta que em 2018 os acessos às plataformas sociais pelos gadgets, no mundo todo, alcançará os 2.480 bilhões. Impressionante!

Tendo em vista esse panorama, fique atento aos conteúdos que serão produzidos. Preocupe-se em produzir conteúdos adaptáveis a todos os formatos de telas.

5 – Vídeos

Os vídeos estão sendo a grande aposta das redes sociais e eles têm dado um ótimo resultado. Como vimos ao longo do ano em nossos feeds, os vídeos ganharam espaço e não tem previsão de queda desse formato. Uma pesquisa da Cisco descobriu que em quatro anos, 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos.

Quem não quer ficar para trás deve aproveitar a onda dos vídeos e produzir muito conteúdo audiovisual. Mas atenção! Nada de ficar no mesmo formato sempre. Isso desgasta e aos poucos não desperta o interesse em ninguém. Tente trazer novidades aos seus vídeos e assim garantir uma audiência fiel e crescente.

Com essas dicas é possível fazer um 2018 ainda mais forte nas redes sociais. Só é preciso ter muita atenção e pensar fora da caixinha! Além dessas dicas, preparamos um material exclusivo que você pode baixar aqui. Aproveite!