Identidade Visual: por que ela é tão importante?

“A primeira impressão é a que fica!”, já dizia o velho ditado. Embora também ouvimos como reposta outro dito popular que recomenda que não devemos “julgar um livro pela capa”, não é raro que façamos um pré-julgamento sobre alguém, objeto ou empresa, quando nos deparamos com eles à primeira vista. Nas relações humanas isso representa um grande problema e envolve muitas discussões. Mudando o foco para questões comerciais: será mesmo que você arriscaria experimentar um produto ou serviço de uma empresa do qual você não se sente convencido pela sua identidade visual?

De acordo com um estudo global sobre a satisfação com as embalagens, a Packaging Matters, da MeadWestVaco Corporation, 60% dos consumidores no Brasil consideram a embalagem mais importante do que a marca de um produto. Sendo assim, o investimento na roupagem do seu produto ou negócio pode fazer diferença no final das contas

“Em meio a grande descarga de informações visuais que as pessoas recebem diariamente, a importância de uma identidade visual que destaque sua empresa, produto ou serviço é fundamental, não só para que seja percebida no mercado em meio aos concorrentes, mas para que seja vista de forma profissional e agregue valor ao seu negócio”, explica Robson Silva, diretor de criação da OWL Interativa.

Robson esclarece que muito mais do que criar ou revitalizar uma marca, todo esse processo que envolve a identidade visual, requer um estudo detalhado sobre a empresa. “Esse conhecimento é fundamental para entender sua essência e assim desenvolver o projeto seguindo padrões que vão garantir a aplicação da marca de forma clara, facilitando a associação da marca pelo consumidor”.

Vale lembrar que além do logo, também podem ser desenvolvidos materiais de papelaria, como cartões de visitas, timbrados, blocos de nota, pastas, envelopes entre outros materiais. “O importante é sempre trabalhar sua comunicação seguindo os padrões da identidade visual”, lembra Robson.

Ficou curioso para saber como tudo isso é feito? Então não deixe de conferir a segunda parte dessa matéria em nosso blog.