Likes: vaidade ou sinônimo de conversão de clientes

Os likes ou curtidas são as principais formas de interação entre os usuários nas redes sociais. O recurso é tão popular que muita gente, principalmente, os donos de negócios podem considerar que esta é a principal métrica de sucesso do seu conteúdo ou conta numa rede social. Será mesmo que as curtidas realmente são métricas efetivas para validar o sucesso da conta comercial de uma empresa ou simplesmente trata-se de uma métrica de vaidade? Você está convidado a refletir um pouco mais sobre isso nesta matéria.

Considerações

Antes de tudo, temos que destacar que não estamos desmerecendo a importância das curtidas, o que seria um erro. Nosso objetivo é fazê-lo enxergar além dos números de likes. As curtidas representam antes de tudo que os usuários apreciam um conteúdo, que eles interagiram com uma publicação. Isso, sem dúvidas, é algo positivo. Num primeiro momento isso é bacana, mas se você tem o objetivo de converter essas curtidas em clientes a coisa muda de figura.

Fatores a serem considerados

Acontece que em alguns casos uma publicação pode chamar atenção de um grupo de usuários diversos e que nada tenham a ver com seu público-alvo. O resultado disso é o número alto de likes, que aparentemente é algo positivo, mas se com essa publicação o seu objetivo era incentivar a aquisição de um produto ou serviço, é possível que muita gente não que não tem interesse real em comprar tenha recebido sua mensagem e ignorado simplesmente o segundo passo: comprar.

Em segundo lugar, queremos desassociar essa ideia de que muitas curtidas significam mais vendas. Há sim essa possibilidade, mas não é algo que necessariamente gerará vendas. Como mencionamos acima o interessante para que você ganhe clientes é atingir o seu público-alvo e é nele que você deve manter seu foco.

Muitas vezes direcionar sua mensagem ao público-alvo pode render um número de curtidas menor, no entanto, você ganha em troca engajamento, isto é, pessoas realmente interessadas no seu conteúdo. Um público fiel que vai defender a sua marca, que vai recomendar a sua empresa, que vai gerar tráfego no seu site, que vai comprar seu produto.

O que queremos mostrar com isso é que as curtidas têm seu valor, mas tão importante quanto elas são outros indicadores, como os comentários, as menções, as mensagens in-box, os acessos ao link do seu post, a taxa de conversão no seu site. Esses são parâmetros mais confiáveis de que você está acertando na sua comunicação da sua rede social.

Lembre-se sempre que você não está falando com todo mundo que apenas simpatiza com seu post, mas está selecionando o público que tem interesse na sua marca e no que você tem a oferecer. Esse é um dos casos em que menos e mais. Menos curtidas, menos público, mais venda, mais clientes fiéis. Pense nisso.