Manual de boas práticas nas redes sociais – PT 1

As redes sociais são verdadeiros fenômenos comunicacionais. Elas já figuram entre as primeiras posições dos sites mais acessados pelos internautas. Não é à toa que as marcas têm ingressado nestes sites em busca de ampliar sua comunicação com os seus clientes. Nós somos prova de que a presença on-line faz toda a diferença, mas nem tudo é um “mar-de-rosas” na internet e é preciso ter muito cuidado para não ser inconveniente e gerar rejeição a sua marca. Por sorte, se você é novato no mundo virtual, preparamos um manual de boas práticas nas redes sociais para que você acerte em cheio na sua comunicação.

1 – Atenção especial a identidade visual da sua marca

A apresentação da sua marca deve ser feita de forma profissional, por tanto, nada de usar imagens embaçadas ou pixelizadas. Alinhe sempre as artes de avatar e capa com as campanhas de marketing vigentes para mostrar que todos os canais de mídia da sua empresa estão integrados.

2 – Fake News

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre as fakes news – as notícias falsas. Esse tipo de conteúdo circula facilmente pela web e é preciso tomar cuidado para acabar não compartilhando alguma notícia falsa que venha prejudicar as pessoas ou entidades envolvidas.

Antes de publicar qualquer material informativo, é importante checar previamente as fontes e confirmar a veracidade dos fatos.

Vale destacar que existem projetos de lei sendo avaliados que podem penalizar severamente tanto autores quanto aqueles que compartilham informações falsas. Por tanto, tome cuidado e afaste-se das fake news.

3 – Cuidado com os exageros

Várias redes sociais disponibilizam aos seus usuários ferramentas que automatizam processos para convidar contatos para curtir, seguir ou adicionar a conta de uma marca. É um recurso útil, mas é preciso ter moderação para acabar não incomodando seus contatos e afastando eles de você e da sua empresa.

4 – Compartilhar assuntos polêmicos

A principal forma de conseguir atenção negativa nas redes sociais é compartilhar temas considerados polêmicos. Não entenda essa orientação como uma forma da sua marca não participar dos assuntos em alta. Com essa dica queremos alertá-lo, caro leitor, sobre os assuntos que são controversos e dão margem para discussões extensas. A repercussão negativa que um post desse tipo pode gerar é inimaginável e pode manchar de vez a sua marca nas redes sociais.

Neste último caso, a dica é avaliar bem se este assunto realmente deve ser tratado no perfil da sua empresa. Será que esse assunto pode gerar discussões e ofender clientes e potenciais consumidores? Esses questionamentos são fundamentais antes de publicar ou compartilhar posts que tratem de assuntos espinhosos.

5 – Não confunda página com perfil

Páginas e perfis são dois tipos de contas em redes sociais bem distintos. Você não deve confundí-los de forma alguma, pois isso impactará nos seus resultados.

Os perfis são as contas padrões dos usuários, onde são permitidos envios de mensagens, compartilhamento de fotos, vídeos, áudios, links, etc. No entanto, seu alcance é limitado normalmente a sua rede de contatos, ou seja, todos os posts só aparecem para quem faz parte desta “rede”.

As páginas são contas voltadas para empresas ou figuras públicas com a finalidade de ampliar a comunicação destes com seu público. Desse modo, são oferecidas algumas ferramentas de marketing e suas métricas, como a possibilidade de impulsionar posts. Uma diferença primordial das fanpages dos perfis convencionais é que os conteúdos publicados nas páginas são de acesso público, isto é, não é necessário estar conectado a ela para visualizar o que é publicado.

Gostou das dicas? Então continue ligado em nosso blog, pois tem muito mais a ser compartilhado com você.