Nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, a OWL Interativa está completando 6 anos de atividade. Para comemorar esta data tão importante, não poderíamos deixar de fazer o nosso “#TBT” para relembrar nossa trajetória até aqui. Quem vai contar essa história são os dois responsáveis pela criação da empresa, os diretores: Rafael Moraes e Robson Silva. Bora conhecer mais a fundo essa história?
A construção do ninho
Nossa história começa com os dois personagens principais: Rafael Moraes e Robson Silva, sócios-proprietários da OWL. Na época, ambos trabalhavam em uma revista que existia em Três Rios. Rafael atuava como editor-chefe e Robson, como diretor de arte. Foi a partir deste contato com a mídia da região que os amigos logo notaram existia uma necessidade não suprida no mercado. “Percebemos o quanto havia um mercado carente aqui na cidade, no que se referia a ter uma agência 360º. Encontramos um investidor, que nos ajudou muito no início e, visando essa demanda não atendida, nos aventuramos e decolamos no dia 14/02/2013”, relembra Rafael.
Decolando
Começar algo novo, se aventurar no desconhecido sempre exige de nós muita coragem e persistência, e isso não foi diferente com a Coruja. Para que a OWL pudesse dar os seus primeiros voos, foram necessários passar por alguns obstáculos. O primeiro deles foi o de conquistar os seus primeiros clientes.
“Conquistar o primeiro cliente é realmente um momento especial. Para quem está empreendendo, é a confirmação de que é possível, de que existe um mercado e que pode dar certo. Poucas empresas tem o orgulho de dizer que após 6 anos ainda mantem com o mesmo carinho e dedicação o seu primeiro cliente”, destaca Robson.
O primeiro cliente da empresa foi o Laboratório Tinoco, que é referência em análise laboratorial na região. “Nós cuidamos da rede social deles, mas também refizemos a marca entre outras campanhas de fortalecimento de marca que deram muito certo”, conta Rafael.
Reconhecimento
Em três anos muita coisa mudou: a agência cresceu, mais e novos clientes vieram, novos profissionais chegaram. Tudo isso contribuiu para que o ninho da coruja pudesse se estruturar e oferecer novas formas de encantar seus parceiros comerciais.
Um grande marco nesta fase ocorreu em 2016. Apenas 3 anos após a sua fundação, a OWL Interativa recebeu uma grande honraria: o Troféu Talentos da Publicidade. A premiação, gerida pela emissora de televisão TV Rio Sul, premia anualmente as criações e os profissionais da publicidade da região. Não é preciso dizer que essa conquista deixou toda a galera da coruja orgulhosa e animada, não é?
Com um filme idealizado, roteirizado pela OWL Interativa e produzido pela Banana Filmes, a propaganda de Natal criada para a Rede Lumman Calçados & Esportes faturou o grande prêmio. Esta noite foi marcante e até hoje enche os olhos e o coração de alegria, é o que conta Rafael.
“Aquele dia foi emocionante porque fomos convidados para a cerimônia sem saber. Ganhamos pela produção da campanha de Natal da Lumman calçados. Lembro que a demanda foi um desafio por causa da crise que prometia ser e foi rigorosa”, recorda.
Voos mais altos
Muitas vezes, a vida coloca alguns desafios em nosso caminho que nos fazem refletir. São momentos assim que nos fazem refletir e nos superarmos. 2016 foi um ano em que a coruja precisou se tornar uma fênix. Pouco meses após vencer o Troféu Talentos da Publicidade, a empresa passou por um momento difícil. A crise que começava a abalar o país chegou ao ninho da coruja. Foi preciso muita coragem e ousadia para se reinventar e dar a volta por cima. “Tivemos que demitir, fechar o escritório do centro.”, conta Rafael.
Este foi um período que Rafael lembra-se muito bem, mas engana-se quem pensa que essa é uma lembrança negativa em sua memória.
“Gosto de relembrar esse momento não pelo lado ruim, pelo contrário. Esse período foi o que mais crescemos como empresa. Aprendemos a gerir, criar novas estratégias, caprichar nos materiais de nossos clientes. Montamos uma nova estrutura, nossa. Foi uma virada de jogo espetacular que nos permitiu voar ainda mais alto”.
Visão do futuro
Três anos se passaram e OWL Interativa seguiu seu caminho. Um novo espaço foi adquirido. Dessa vez, tudo foi criado conforme a filosofia da empresa. Após todos esses anos, fica difícil não olhar para trás e avaliar todo o caminho percorrido.
“Muita coisa mudou nesses 6 anos, e continuarão mudando com certeza. Hoje vejo a Owl como uma pequena agência em crescimento, porém, mais madura e consciente do seu papel na social e também como empresa”, avalia.
Completar mais um ano de atividade sempre faz com que pensemos no futuro, no que estar por vir. Nesse sentido, a visão da direção está bem alinhada. O principal objetivo é fazer com que a coruja possa alçar voos mais altos, mas sem perder a sua essência: sua cultura organizacional.
“Penso na OWL como uma agência modelo, onde, independente do nosso tamanho, nossos valores serão compartilhados por todos os colaboradores. Que esses valores sejam diretivas tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais”, pontua Robson.
Mensagem especial
Nada melhor que encerrar esse passeio pela história da OWL do que celebrar esses 6 anos com uma mensagem especial. Essa é uma missão mais do que perfeita para os heróis desta história:
“São 6 anos, tem muito chão pela frente, muita coisa para crescer, implementar e realizar. A OWL é formada por pessoas com gostos, estilos e ideias diferentes. É assim que fazermos; diferente”, Robson.
“Nós que decolamos lá em 2013 tínhamos um sonho: cuidar do sonho de outras pessoas como se fossem os nossos. Seis anos depois, a garra, a vontade e o sonho, sequer foram abalados e continuam ainda mais fortes. Nós tropeçamos diversas vezes, quase caímos, mas ainda estamos voando e fortalecendo para irmos muito mais longe”, Rafael.