As principais tendências globais de consumo em 2019 – PT1

2019 chegou e já temos os primeiros insights no que devemos apostar para melhor a comunicação e a relação de empresa- cliente. Quem traz esses primeiros dados é a pesquisa “Global Consumer Trends”, realizada pela Euromonitor International e assinada por Alison Angus e Gina Westbrook. O estudo listou as principais tendências de consumo em 2019. Aqui, no blog, você vai acompanhar em duas matérias cada um desses tópicos.

1 – Idade é só um número

O primeiro resultado obtido pela pesquisa diz respeito ao sentimento dos consumidores quanto a sua idade. Envelhecer não é mais sinônimo de algo terrível, pelo contrário, a população mais velha, digo, mais experiente tem se cuidado cada vez mais. As estimativas é que em um futuro não tão distante, eles sejam a maioria da população.

2 – Simplicidade

Há uma tendência global dos consumidores de optarem por produtos mais simples focados. A era dos produtos genéricos e que fazem de tudo um pouco – e muitas vezes nem também assim – está contada. O público tem reavaliado bastante seus hábitos de consumo e tem dado preferência por algo mais simples.

É esperado um crescimento pela demanda de produtos artesanais e que utilizam elementos naturais, evidenciando uma busca pela essência das coisas, algo mais leve e menos industrializado e massificado.

3 – Amigos da natureza

Cada vez mais a população tem se importante com os tipos de produtos que consomem. Cuidar do planeta virou um assunto que está sendo abraçado por muitos e a tendência é de que ao longo dos anos, essa consciência se espalhe ainda mais.

Os produtos amigos da natureza, por assim dizer, terão a preferência do consumidor contemporâneo e mais engajado com o meio ambiente.

4 – Antenado

O acesso a informação oriunda da internet tem promovido um verdadeiro boom de conhecimento. Se antes o consumidor pouco podia articular sobre algum produto comercializado por uma empresa, hoje, ele é quase um especialista, conhecendo bem a fundo sobre o produto e capaz de decidir com muito mais propriedade o que lhe é mais útil.

5 – Individualidade

É esperado um crescimento do “eu” por parte dos consumidores. Isso significa que o público consumidor valoriza mais ainda o momento de estar sozinho em seu local de relaxamento. Seja o estresse do dia a dia ou a pressão das redes sociais, as pessoas têm valorizado o cuidar de si e trocado as horas on-line, checando redes sociais, e-mails, etc. por momentos à sós.

E aí, já reconheceu algumas dessas tendências? Conta para gente nos comentários. Ah, não se esqueça de acompanhar a segunda parte deste artigo.