A comunicação da sua empresa deve incluir pessoas

Nos últimos anos temos acompanhado uma série de manifestações nas mídias sociais. Os internautas têm levantado debates acalorados acerca de assuntos que dizem respeito a nossa construção social. São questionamentos e reflexões acerca de temas espinhosos como homossexualidade, feminismo, igualdade de gênero, racismo, etc. É quase certo afirmar que nunca se discutiu tanto a nossa base social como está acontecendo. Diante disso, muitos gestores se veem em uma encruzilhada na hora de aprovar uma campanha de marketing: devo ou não me posicionar sobre tais temas?

Se posicionar ou não, eis a questão

Bom, a resposta para essa pergunta foi respondida através de uma pesquisa realizada pela Samsung Brasil em parceria com a Bridge Research. De acordo com o levantamento, 85% dos brasileiros preferem marcas que se preocupam com a diversidade em suas campanhas de marketing e publicidade.

Para chegar a esse resultado, foram consultados para a realização do estudo homens e mulheres com idades de 18 a 60 anos.

Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados pontuaram que marcas que adotam uma comunicação mais inclusiva, demonstram muito mais respeito as pessoas e suas diferenças.  Além disso, 67% do grupo considera que o marketing é uma ferramenta útil para romper as barreiras e preconceitos.

Infelizmente, na visão dos entrevistados, 73% deles, consideram que a diversidade não é respeitada no país.

Por fim, a pesquisa elencou os temais mais lembrados pelos consumidores, dentro do tema diversidade:  questões raciais; comunicação inclusiva para surdos e cegos; e comunicação sobre igualdade de gênero e feminismo.

Direcionamento

Diante deste panorama, cabe não só aos gestores como também as agências de marketing e comunicação explorar cada vez mais essas temáticas para, de fato, humanizarem sua comunicação, se aproximar das pessoas e ajudar a romper com os preconceitos.