Facebook remove curtidas das páginas e isso não é tão ruim assim

Na última semana, o Facebook pegou muita gente de surpresa ao anunciar que iria remover as curtidas das páginas. A iniciativa, segundo a plataforma, tem o intuito de tornar mais claro quantas pessoas podem ser alcançadas pelas publicações. As reações quanto a essa medida foram mistas, uns aprovam, outros não e tem quem nem se importou. Diante disso, resolvemos apresentar a nossa opinião e mostrar a você, querido leitor e possível administrador de página, que o fim das curtidas não é tão ruim assim.

O fim das curtidas não é tão ruim

Nós já fizemos uma postagem em nosso blog, onde abordamos a real importância dos likes nas páginas. Se você não acessou esse artigo, vamos fazer um rápido resumo. As curtidas são uma forma de interação em posts e páginas. Eles são importantes para mostrar a reação dos usuários com a sua postagem e até mesmo a popularidade. No entanto, o que define mesmo se sua rede social é um sucesso é a capacidade de conversão da sua audiência em clientes. Ter muitas curtidas nem sempre significa que seu conteúdo gera tal resultado. Não é à toa que os likes são considerados métricas de vaidade. Ter um número alto de curtidas só serve para inflar o nosso ego, mas quando se usa uma rede social com objetivo estratégico de gerar vendas, esse número não é tudo. É importante, mas não é o que vai torna-la um case de sucesso.

Como o fim das curtidas afeta as páginas?

Agora que já entendeu como funciona as curtidas é hora de compreender como essa alteração afeta as páginas. Do ponto de vista dos usuários, a mudança causa um impacto mínimo, pois o processo de seguir uma página é simples como dar um like. Basta clicar em “seguir” para começar a receber em seu feed as atualizações da página.

Para quem administra uma página, a mudança em si também não muda muito. Quando verificamos as métricas das páginas existe uma diferença entre o número de pessoas que curtiram a página e o de pessoas que estão seguindo. Com a mudança, passa valer apenas as pessoas que seguem e que, de fato, querem receber o conteúdo publicado em seu feed. Percebeu como isso simplificou tudo?

Mais simples do que antes

Se ainda não ficou claro para você como essa pequena mudança cumpre exatamente o que a plataforma explicou ao tomar essa decisão, vamos resumir isso de forma bem simples. Ao remover as curtidas, você tem apenas uma métrica de quantas pessoas são alcançadas pela sua página. É comum que antes você tivesse um número X de curtidas e um Y de seguidores, pois nem sempre quem curtia a página realmente queria receber os conteúdos. Agora, tendo apenas a opção de seguir, cabe o usuário decidir se quer ou não receber as atualizações no seu feed. Mais simples, não é?

Agora, conta pra gente, o que você achou dessa mudança? Deixe sua opinião nos comentários.