O que não fazer na sua rede social

Não é novidade para ninguém que estar presente nas redes sociais é essencial para manter a relevância de uma marca. A grande sacada dessas plataformas está na quebra de barreiras entre empresas e clientes. A proximidade gerada no ambiente digital via rede social favorece uma comunicação fluída e bidirecional. Tudo isso é muito importante, afinal o cliente também ganha voz e pode contribuir ativamente para sua lovemark. No entanto, essa relação nem sempre é tão harmoniosa, principalmente quando lidamos com um tipo de usuário que é o terror de todo social media: o hater.

Quem são os haters?

Os haters são internautas que demonstram sua insatisfação sobre algum assunto por meio de comentários maldosos, provocativos e até mesmo ofensivos. Por isso mesmo, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo publico em seus perfis sociais. Um pequeno vacilo é suficiente para que os haters da sua marca ataquem. Pensando nisso, vamos listar aqui 3 exemplos do que não fazer em sua rede social para evitar feedback negativo e multiplicação de haters.

O que não fazer na sua rede social

1 – Marcar todos os contatos em postagens

É um fato que algumas redes sociais têm reduzido o alcance de publicações de empresas. É uma tendência dessas plataformas incentivar o patrocínio de posts – inclusive, falamos um pouco sobre isso aqui. Apesar disso, algumas empresas tem usado uma tática para garantir que seu conteúdo chegue ao máximo de pessoas possíveis: a marcação.

Pode parecer uma boa estratégia marcar todos os amigos da rede social, mas é preciso ter cautela. Marcar sempre os mesmos contatos a cada nova publicação e sem filtrar os amigos que realmente se interessam pelo conteúdo é um erro.

Ninguém gosta de receber notificação de algo que não se interessa e se isso torna-se frequente, pode ter certeza que haverá reclamações. Uma única reclamação pode ser o estopim para que muitas outras venham à tona.

A dica é fazer a marcação com moderação e selecionar bem o público que tenha a ver com o conteúdo. Dessa forma, você garante um engajamento mais assertivo e com interações mais positivas.

2 – Adicionar todos os amigos em grupos

Assim como no item anterior, adicionar todos os contatos em grupos sem que eles tenham demostrado interesse em participar é uma péssima ideia. Nesses casos é bem comum que os contatos saiam imediatamente do grupo ou reclamem sobre a sua inclusão, algo anda bacana.

O melhor jeito de fazer isso é convidar individualmente seus contatos para fazerem parte do grupo. É uma maneira mais lenta, no entanto, mais eficaz e gentil. Assim você garante que todos os participantes tem interesse em receber seus conteúdos.

3 – Compartilhar assuntos polêmicos

A principal forma de angariar milhares de hartes em sua rede social é compartilhar temas considerados polêmicos. Não queremos dizer que sua marca não deva participar dos assuntos em alta. Com essa dica queremos alertá-lo, caro leitor, sobre os assuntos que são controversos e dão margem para discussões extensas. A repercussão negativa que um post desse tipo pode gerar é inimaginável e pode manchar de vez a sua marca nas redes sociais.

Neste último caso, a dica é avaliar bem se este assunto realmente deve ser tratado no perfil da sua empresa. Será que esse assunto pode gerar discussões e ofender clientes e potenciais consumidores? Esses questionamentos são fundamentais antes de publicar ou compartilhar posts que tratem de assuntos espinhosos.

Gostou das dicas? Então não perca a segunda parte, onde traremos mais duas dicas. Continue acessando o nossos blog para receber mais conteúdos como esse.