7 táticas de marketing que você sempre usou e não sabia – PT 1

por Owl Interativa 3 semanas agoSem comentários
7-táticas-de-marketing-que-você-sempre-usou-e-não-sabia-PT-1

Você que achou que o marketing não era parte integral do seu negócio vai se surpreender com a lista abaixo. Ela possui 7 táticas muito comuns (e bem recomendadas) numa estratégia de marketing digital. Este que é cheio de técnicas, ferramentas e processos que podem confundir bastante quem não trabalha com isso todos os dias.

Veja como a sua empresa sempre usou formas consagradas de marketing para conquistar e fidelizar clientes nesta série dividida em duas partes:

  1. Marketing de afiliados

Sabe quando você oferece comissões para que outras pessoas promovam e vendam seus produtos para você? Isso é marketing de afiliados. Basicamente, você terceiriza boa parte da divulgação e venda, e compartilha uma pequena parte do lucro com o parceiro.

O marketing de afiliados é uma estratégia muito comum para infoprodutos, como são chamados os produtos digitais que oferecem alguma informação valiosa ao público. Nesta categoria, podemos incluir livros em formato digital, palestras e cursos online, planilhas, etc.

  1. Testes A/B

Suponha que o botão “comprar” da sua loja virtual favorita é da cor vermelha. Para saber se essa cor tem impacto positivo nas vendas, o dono poderia comparar o botão vermelho com um de outra cor, como verde. Então, é possível fazer um teste entre as duas variações de cores para conferir qual das duas tem mais impacto na conversão de visitantes em vendas, por exemplo. Quando feito em um ambiente controlado, com todas as demais variáveis que, esse se torna um ótimo exemplo de um teste A/B.

Mas pense bem, quantos testes como este você já fez na sua empresa? Em muitos casos, são mudanças tão sutis quanto mudar uma vitrine, um portfólio ou trocar os produtos de lugar e ver o que é melhor para as vendas.

  1. Programas de fidelidade e de indicações

Cupons de desconto soam como música para os ouvidos de qualquer cliente. Mas eles costumam funcionar melhor quando fazem parte de um programa de fidelidade. Um exemplo muito comum acontece em lanchonetes e restaurantes: a cada compra, o cliente ganha um cupom. Depois de juntar 10 cupons, ganha um lanche ou pizza grátis, por exemplo.

No mundo digital, esse tipo de programa já foi usado por empresas como Uber e Dropbox, e continuam a fazer sucesso com milhares de negócios dos mais variados tamanhos e segmentos de mercado.

  1. Co-marketing

Se alguma vez a sua empresa já uniu forças com outro negócio para ganhar exposição ou gerar oportunidades de venda em conjunto, já fez uso do co-marketing. Essa é uma das formas mais poderosas de conseguir clientes sem gastar muito.

A forma mais comum de fazer co-marketing no ambiente digital é por produzir conteúdo, quer em forma de um artigo para blog, e-book, palestra online ou outra. A produção do material pode ser dividida ou feita por apenas uma das empresas, mas a grande sacada desta estratégia está em compartilhar os esforços de divulgação e os contatos que serão gerados a partir deste material.

 

Categoria:
  Inbound
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.