Briefing: por que devo preenchê-lo corretamente?

Quem já teve alguma experiência com uma agência de marketing e comunicação já deve ter se deparado com o briefing. Esse documento é indispensável para grande maioria dos serviços oferecidos por uma agência. Em nossas experiências podemos salientar o quanto esse formulário foi importantíssimo para uma boa execução de um job.

O que é o briefing?

Caso você não se lembre ou ainda não tenha contratado os serviços de uma agência, o briefing nada mais é do que um documento formatado a partir das respostas dadas pelo cliente sobre sua empresa e do produto ou serviço a ser produzido/ divulgado pela agência de marketing.

Ou seja, é esse documento que guiará a produção das peças desenvolvidas pela agência.

Ok, onde o cliente entra na história?

Bom, o cliente é a parte mais importante nessa história, pois o intuito da agência é agradar o cliente e isso, só é possível, quando o contratante fornece todas as informações necessárias para a correta produção dos materiais.

O preenchimento correto das informações no questionário de um novo job por parte do cliente é de vital importância para que se evitem erros na execução do serviço, o que gera insatisfação e o temido retrabalho.

Pelos motivos acima mencionados, na entrevista inicial do atendimento e no questionário seja sempre o mais detalhado possível. Descreva o que gosta e o que não gosta, suais ideias iniciais, o formato, enfim, tudo que for relevante sobre o que será produzido. Imagine sempre que você está apresentando a sua empresa para uma pessoa que nunca sequer teve contato com ela, assim você passará os dados que pra você parecem óbvios – por que você lida diretamente com eles – mas que não são tão claros assim para um terceiro, no caso a agência.

Em resumo

Ao preencher corretamente o briefing, você, querido cliente, está direcionando a sua agência no caminho para a produção de um material que lhe agrade e que cumpra sua missão comunicacional.