Como começar um negócio pelo Facebook?

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos, mas colocá-lo em prática pode ser muito trabalhoso. Por sorte, a tecnologia pode dar uma mãozinha e deixar algumas tarefas mais leves e práticas. Negócios que funcionam pela internet, como os e-commerces, por exemplo, são alternativas viáveis e rentáveis. Se você gostaria de começar um negócio pela internet, o Facebook pode ser uma boa alternativa para angariar clientes. Quer saber como? Confira nossas dicas para começar um negócio pelo Facebook:

1 – Tenha uma página

O primeiro passo é o mais óbvio possível, mas por isso mesmo pode ser ignorado. Algumas pessoas não compreendem a diferença entre um perfil e uma página e acham que o perfil é suficiente. Isso é um engano, pois os perfis são direcionados ao contato entre usuários e não possuem várias ferramentas que ajudam a mensurar seus resultados.

2 – Mensure seus resultados

Com sua página criada e devidamente configurada, isto é, com todas informações do seu negócio preenchidas (avatar, imagem de capa, horário de funcionamento, apresentação, etc) é hora de colocar a mão na massa para ver como seu negócio se comporta.

É importante que você esteja focado mais em converter potenciais clientes em consumidores do que em curtidas em si. Por isso, cada campanha realizada na rede social precisa ser mensurada pelas ferramentas para que você consiga direcionar seu conteúdo e veja o que está dando certo ou não.

3 – Seja relevante

Ainda que curtidas sejam algo de segundo plano, elas são importantes porque são umas das formas de interação utilizadas pelos usuários. Por tanto, se você quiser trazer curtidas e a partir delas conquistar um cliente, é fundamental que suas postagens sejam interessantes.

Você pode utilizar diversas abordagens para conseguir atrair a atenção do seu público-alvo. As mais comuns são através de posts com imagens bonitas do seu produto, vídeos explicativos de funcionamento do seu produto/serviço, memes, etc.

Evite fazer textos longos e utilizar uma linguagem que não converse com seu público. Esses erros podem acabar afastando seus potenciais clientes.

Outras dicas importantes são planejar previamente o conteúdo a ser publicado e analisar o melhor horário de publicação para ampliar as chances de que seu cliente interaja com você.

4 –  Faça publicações patrocinadas

Muita gente fica reticente quanto a investimentos monetários no Facebook, mas eles são estratégias eficazes para atrair e converter clientes. No entanto, para isso é necessário planejar e conhecer bem seu público para tirar melhor proveito desse recurso.

As ferramentas de anúncios do Facebook permitem a criação de campanhas direcionadas a públicos específicos. O melhor é que a rede social ainda permite que você acompanhe os resultados pelas métricas.

Viu só como é possível ter um negócio pelo Facebook? Então, não perca tempo e comece a aproveitar esses recursos.