Como definimos os conteúdos das redes sociais

As redes sociais são muito mais do que um espaço de entretenimento. Por elas circulam informações, são feitos contatos e negócios são fechados. Nesse último aspecto, que diz respeito às marcas, é fundamental ter um cuidado ainda maior com o conteúdo produzido para suas plataformas sociais, afinal, montar um planejamento de postagens estratégico na rede social é algo primordial para que os objetivos comunicacionais e também das campanhas de marketing pessoal sejam atendidos. Por isso que você, caro empresário, não deve deixar suas contas sociais nas mãos de qualquer pessoa.

O conteúdo faz toda a diferença

A gente sempre fala que conteúdo é um dos principais pilares para a captação de clientes e também para gerar autoridade. Isso acontece porque ao trocar a venda direta do antigo marketing para um modelo que aproxima o cliente do seu produto ou serviço pela construção de relacionamento, gera laços mais fortes e duradouros. Isso só é possível com a combinação de conteúdos de valor, boa estratégia de divulgação, bons produtos e serviços e investimento na geração de boas experiencias (tanto na venda quanto pós-venda).

Centrando-se no primeiro ponto, o conteúdo precisa ser trabalhado com cuidado e zelo para que seus esforços não se tornem apenas mais um post qualquer na timeline de alguém. Se você quiser saber um pouco mais dos bastidores do que fazemos aqui para criar esses materiais, continue lendo as próximas linhas.

Como definimos os conteúdos?

Para criar os conteúdos dos nossos clientes nos atentamos a alguns detalhes, como: as personas, quais são os assuntos relacionados à área de atuação da marca, quais assuntos devem ser abordados pela empresa, etc. Isso tudo é importante por uma questão bem simples: o público é quem consome o conteúdo que produzimos, portanto, é ele quem precisamos agradar.

Temos sempre que alinhar os objetivos de comunicação/marketing com o formato e conteúdo que o público da marca quer receber e, assim, gerar interesse, retenção e interação.

De onde vem a inspiração?

Como explicamos acima, buscamos trazer postagens interessantes sobre o ponto de vista do cliente. Dessa forma, a inspiração pode vir de experiências que as pessoas tem, como também podem ser pautadas pelos assuntos em alta, por exemplo. Tudo isso ajuda a criar conteúdos mais atrativos.

Organização

Por fim, organização é outro ponto primordial. Sempre colocamos todas as ideias de pauta em uma planilha, com a chamada que iremos usar na arte e as demais informações que precisamos para produzir textos e artes. Tudo isso é encaminhado para aprovação do cliente e após esse passo, partimos para a produção do texto e das artes, conforme previamente acordado.

Com esse texto, esperamos que você tenha compreendido que esse processo de definição e criação de conteúdos é mais complexo do que parece, mas que contando com a ajuda certa, isso se torna prático, agradável e que dá resultado.