Entenda o que é o cliente defensor de marca

Você já parou para pensar nos fatores  que influenciam na sua decisão de compra? De acordo com uma pesquisa da Nielsen, a esmagadora maioria dos consumidores (92% deles) tendem a confiar nos produtos indicados por amigos e conhecidos. Não só isso, mas 70% deles também revelaram que a indicação de desconhecidos tem papel importante na decisão de compra. É um dado incrível, né? Mas como sua marca pode usar isso a seu favor? É justamente nesse cenário que entra o cliente defensor de marca. Já ouviu falar desse termo? Não!? Calma. Vamos explicar direitinho e te mostrar como esse tipo de cliente pode ajudar – e muito – a alavancar suas vendas.

O que é um cliente defensor de marca?

Também conhecidos como “brand advocates” ou advogados de marca, em tradução livre, esse termo se refere aos clientes que de fato defendem sua marca. Mais do que um cliente fidelizado, o defensor não só indica uma empresa, como também gera conteúdo para ela de forma orgânica. Ele faz reviews dos produtos e serviços, recomenda e, obviamente, defende a marca das reclamações de outros usuários. 

Qual a relevância de um defensor de marca?

Diante de tudo que apresentamos nos tópicos anteriores, ter advogados da sua marca é algo que pode trazer vários benefícios para sua empresa, em especial o aumento no número de vendas. Lembra dos dados da pesquisa que abre a matéria? Pois então, imagina que um potencial cliente está analisando uma compra entre sua empresa e outras duas, mas aí ele vê uma série de boas avaliações a respeito da sua marca. Há 50% de chances de que ele se converta em um cliente, graças a essa indicação. Esse dado é fundamentado pela mesma pesquisa da Nielsen, que detectou que as indicações dos defensores de marca são 50% mais eficazes do que as de pessoas desconhecidas. 

O que minha marca precisa para atingir esse nível de relacionamento?

Ter bom preço e um bom produto e serviço não são os únicos fatores importantes nessa equação. Sejamos sinceros, isso é o mínimo que uma empresa deve ter quando se coloca no mercado. Para gerar um relacionamento com o seu cliente e transformá-lo em seu defensor é imprescindível criar boas experiências para ele. Isso significa que além de bons produtos e serviços, o atendimento na hora da compra deve ser muito bem executado, o suporte pós-venda deve ser prestativo, entre outros fatores que tornam todo esse contato mais acolhedor e que de fato vem suprir uma demanda ou dor do cliente. Esse é o segredo para criar defensores de uma marca.

Agora que já entende o que esse termo quer dizer, lançamos a pergunta: o que sua marca tem proporcionado aos seus clientes? Seja sincero ao responder a essa pergunta, pois é a partir dela que você vai guiar seus esforços para transformar seus clientes em seus defensores.