Como usar os memes no marketing

Dê o primeiro deslike quem nunca compartilhou ou gargalhou alto (LOL) com um meme. Os memes são verdadeiro fenômenos que se multiplicaram nas redes sociais. Quase todos os dias surge um novo e diferente que gera o maior hype na internet. Diante de tamanho alcance é comum que ele desperte o interesse das marcas, que vem nos memes uma oportunidade de se inserirem nas conversas on-line. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para não cair numa “cilada, Bino”. Se você pretende utilizar os memes em sua estratégia de marketing digital, recomendamos que você leia essa matéria. Neste artigo vamos ensinar como usar os memes no marketing

Antes de tudo, é imprescindível que você avalie bem o perfil da sua marca. Será que minha área de atuação exige mais seriedade ou posso ser mais descontraído? O meu público se interessa por memes? Essa são apenas dois questionamentos primordiais que você deve se fazer antes de decidir utilizar os memes na comunicação da sua empresa.

Os memes realmente podem aproximar a sua marca dos seus clientes e viralizar, mas isso só acontece quando eles são utilizados de forma correta. Usar um meme em alta só por usar e não ter um objetivo definido e um contexto de pano de fundo pode resultar em insucesso e virar o jogo contra você.

Manual do meme na rede social

A melhor forma de usar os memes no marketing digital é conhecendo bem sua origem e o contexto em que ele se insere. Dessa forma você tem uma noção maior de como ele pode ser interpretado pelos seus clientes se inserido nas suas plataformas sociais.

Outra dica importante é aproveitar o timming, isto é, agir no momento certo. Memes não tem um prazo de validade específico, mas normalmente eles não se mantem em alta por muito tempo. O fator novidade é o que desperta a atenção das pessoas. Entrar na brincadeira depois que todo mundo já viu dezenas de versões não tem o mesmo impacto.

Por fim, se você vai apostar na força dos memes para alavancar o engajamento da sua rede social, vale a pena ficar de olho nas métricas. Acompanhe sempre os resultados alcançados. Confira a reação do público, o alcance, os compartilhamentos, etc. Isso tudo serve de parametro e aprendizado para que nas próximas investidas você já saiba elaborar melhor sua estratégia.