Rede Social: devo postar o que eu quero ou o que meu público deseja ver?

Montar um planejamento de postagens na sua rede social é algo fundamental. Isso permite que você se programe sobre quais assuntos abordar, quais tipos de mídias usar, quando publicar, enfim, o planejamento de pauta faz parte de uma estratégia de comunicação na sua conta profissional. Não é à toa que a definição das publicações é realizada em uma reunião de pauta, afinal, precisamos selecionar as melhores ideias para criar conteúdos criativos e interessantes e nessa hora que pode surgir o questionamento que dá título a essa matéria: devo postar o que eu quero ou o que meu público deseja ver?

O público é quem manda

Respondendo de forma simplificada, o público é quem manda nessa questão. Na hora de criar as pautas e o conteúdo, é nas pessoas que devemos pensar: será que minha audiência vai gostar deste material? Isso acontece por uma questão bem simples: o público é quem consome o conteúdo que você produz, portanto, é ele quem você precisa agradar. Caso contrário, o resultado vai ser um baixo índice de interação, menor taxa de conversão, redução no alcance, entre outras baixas, que são justamente o oposto do que você deseja para sua estratégia de comunicação.

E o que eu quero não importa?

Criar conteúdo pensando na sua audiência não significa anular o que você gosta totalmente. É possível eventualmente inserir alguns temas que lhe interessam nas suas contas. Isso é permitido se não for frequente e desde que o teor da publicação não seja conflitante com os valores da sua audiência como, por exemplo, no caso de posicionamentos políticos. Se a sua visão política difere muito das pessoas que seguem sua rede social, elas irão reagir negativamente e o resultado pode ser desastroso.

Local adequado

Em resumo, se você tem um conta profissional em qualquer rede social é importante criar conteúdos que gerem interesse na sua audiência.  O que você acha interessante pode não ser para o seu público. Neste caso, o mais indicado é que você separe bem o seu perfil pessoal da sua conta profissional (empresa ou marca).

O perfil pessoal é o local adequado para compartilhar publicações que lhe agradam e postar suas opiniões. Afinal, neste espaço, tudo que for postado reflete apenas a sua visão de mundo e que não é necessariamente a mesma da sua conta profissional.