E-mail Marketing: quando apostar nessa ferramenta?

Quando se fala em marketing digital, as primeiras coisas que vem à mente das pessoas são: redes sociais, anúncios, SEO, entre outras ferramentas e conceitos que realmente fazem parte desse universo. No entanto, existe um recurso que muita gente ignora ou não acha tão importante assim: o e-mail marketing. Pensando em mudar essa realidade, preparamos uma matéria para mostrar que essa ferramenta ainda é muito útil.

O e-mail é ainda é popular?


Uma das razões para que algumas empresas não invistam no e-mail marketing é por acreditar que as pessoas não utilizam tanto o e-mail. No entanto, um levantamento de junho de 2020, feito pela Nielsen Brasil e Toluna mostrou que o e-mail ainda é bem relevante. Segundo o estudo, que tinha por objetivo descobrir os hábitos dos brasileiros na internet, 77,47% do público entrevistado utilizou a rede para checar o seu e-mail. Para compor o estudo, foram entrevistadas 1.260 pessoas, com idade acima de 16 anos e de diversas classes sociais.

Vale lembrar que no atual cenário em que o home office está em expansão, o e-mail se torna ainda mais útil na vida das pessoas.

Possibilidades do e-mail marketing

Embora pareça simples, o e-mail marketing oferece algumas possibilidades bem interessantes, sobretudo, para e-commerces. Para esse setor, é possível alinhar estratégias bem completas para captação e conversão de clientes. Para exemplificar o que estamos dizendo, vamos falar da primeira possibilidade: a automação. Com os dados que um e-commerce possui dos clientes cadastrados, é possível enviar e-mails com algumas personalizações como, por exemplo, utilizar o nome da pessoa, algo que individualiza a comunicação.

Outra possibilidade interessante é fazer o remarketing. Sabe aqueles e-mails que você recebe após visitar a página de um produto? Pois é, justamente esse recurso que chamamos de remarketing. Com ele é possível acionar o seu lead e enviar mensagens direcionadas para finalização de uma compra.

Não podemos deixar de mencionar que o e-mail marketing é multimídia, dessa forma, você pode trabalhar com imagens, gifs, vídeos e muito mais. Em uma só mensagem você pode carregar muito conteúdo para uma base enorme de clientes. Sem falar que com o uso de links, você pode direcionar o destinatário para uma página de conversão.

Por fim, lembre-se que o e-mail é algo pessoal e só fornecemos esse dado quando estamos realmente interessados em manter contato com uma empresa ou alguém. Isso significa que se você já tem o endereço de e-mail de um lead, você já está bem encaminhado para que ele se torne um cliente.

Viu só como essa ferramenta pode ser muito poderosa para sua estratégia de marketing digital? Se quiser ampliar essa conversa, entre em contato conosco. Vai ser um prazer ajudar você a voar mais alto.