Gatilhos mentais: por que devo utilizá-los?

por Owl Interativa 2 semanas agoSem comentários
Gatilhos-mentais-por-que-devo-utilizá-los

Você sabia que a psicologia tem muito a contribuir com o marketing? Pois é, pode parecer estranho como duas áreas tão distintas podem interagir, mas apesar das diferenças, os estudos na área da psicologia fornecem informações muito úteis para as estratégias de marketing. Não, não estamos falando de lavagem cerebral ou manipulação de consumidores, mas sim de como interpretar o processo de compra do consumidor a partir do seu estado mental. Complexo, não é?

Uma das maiores contribuições da Psicologia para o marketing foram os estudos acerca dos chamados “gatilhos mentais”. Caso você não esteja familiarizado com o conceito, vamos explica-lo de forma bem simples. Basicamente, nosso cérebro se ocupa o tempo de todo de processar informações e tomar decisões. Tudo isso é muito desgastante e para “automatizar” algumas dessas tarefas, o nosso cérebro pode responder de forma mais rápida a certos estímulos que nos auxiliam a tomar decisões, é aí que entram os gatilhos mentais, que são esses estímulos.

O marketing utiliza esses gatilhos com o intuito de despertar no consumidor algum tipo de ação. Na área se estudam quais são as ações que desencadeiam tais gatilhos e motivam o consumidor no ato de compra. Por isso, eles são tão importantes.


Nossos 3 gatilhos mentais preferidos

Agora que você já sabe como funcionam os gatilhos mentais, que tal conhecer três deles? Listamos os três que mais utilizamos:

1 – Urgência

O efeito deste gatilho é de provocar a sensação de urgência, isto é, tome uma decisão neste momento, pois ele não vai se repetir. Ele é muito efetivo para gerar ações no momento de compra.

2 –Reciprocidade

Sabe quando dizem que tudo que você faz de bom retorna pra você? É justamente neste conceito que este gatilho se concentra. A ideia base dele é o de oferecer uma gentileza, uma amostra grátis de alguma solução para que resolva o problema do seu consumidor. Essa experiência positiva faz com que ele retribua sua boa ação, seja indicando sua marca, comprando mais produtos, se cadastrando no newsletter etc.

3 –Prova Social

Sabe quando você se sente motivado a tomar uma decisão porque você viu o testemunho de outra pessoa? Pois é, o gatilho mental da prova social funciona de forma semelhante. Através da exposição de opiniões, de resultados comprovados de algo etc. você convence seu cliente a experimentar sua solução.

Viu só como os gatilhos mentais são ótimas ferramentas? Que tal utilizá-los em sua estratégia de marketing?

Categoria:
  Inbound
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.