URL amigável: por que preciso de uma?

por Owl Interativa 4 meses agoSem comentários
URL amigável: por que preciso de uma?

Há poucos dias fizemos uma postagem, aqui no blog, falando sobre erros de SEO, você se lembra? Pois bem, um dos tópicos da matéria falava sobre as URLs amigáveis. Como muita gente ainda não está familiarizada com esse termo, muito menos com sua aplicação prática, resolvemos dedicar um artigo inteiramente a esse assunto. Nesta matéria você vai entender claramente o que é uma URL amigável e porque você precisa ter uma.

URL amigável: a definição

Para começar, vamos explicar resumidamente o que é uma URL. Essa sigla signfica Uniform Resource Locator, ou, se preferir: localizador padrão de recursos, em português. A URL pode ser entendida como um endereço virtual de acesso a um site, pasta do computador, entre outros.

Ex de URL: https://owlinterativa.com/assuntos-em-alta-para-2018/

Agora, vamos nos concentrar numa URL amigável. Esse conceito diz respeito aos endereços que são mais compreensíveis para o internauta e motores de buscas. Imagine uma URL repleta de letras e números aleatórios, do qual você não consegue identificar o assunto da página?

Vamos da um exemplo nosso mesmo.

Ex de URL não-amigável: https://owlinterativa.com/axdf256fscdnd895/

Ex de URL Amigável: https://owlinterativa.com/assuntos-em-alta-para-2018/

Agora, observe, qual das duas você confiaria em abrir? Com certeza, a sua resposta foi a segunda, certo?

Isso acontece porque a segunda é mais compreensível, isto é, você consegue entender o conteúdo que será exibido na página que está tentando abrir. Coisa que você não poderia fazer no outro endereço.

Por que preciso de uma URL Amigável?

Bom, como vimos acima, se você como internauta não confiaria num endereço online com números e letras aletórios, imagina como os motores de buscas encaram uma URL desorganziada como essa? As chances de que ela apareça entre os primeiros resultados são bem menores do que outras mais claras.

Se você quer otimizar seu SEO, atrair mais leads, é importante dar uma atenção especial às URLs do seu site.

Como deixar minhas URLs mais legíveis

É bem simples, na verdade. Basta apenas fazer pequenos ajustes no seu site antes de publicar uma nova página. Na área da URL, prefira sempre utilizar as palavras-chave do seu assunto e separe as palavras pro hífens (-) ou por _.

Evite as letras maíusculas, acentos e caracteres que não sejam universais, como o caso da cedilha (ç).

 

Categories:
  Inbound, OWL Interativa
este post foi compartilhado 0 vezes
 000

Leave a Reply

Your email address will not be published.